Pintura do Motor

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

guilherme.tw
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Jul 2008, 10:48
Localização: Campinas

luizblue obrigado pelas informações, antes eu pretendia fazer a pintura de minha viraguinho seguindo um padrão semelhante ao original mas agora mudei de idéia e vou pintar motor/balança/mesas de grafite fosco, e tanque, paralamas e carenagens de preto PU.
O Google é meu pastor, nada me faltará!
guilherme.tw
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Jul 2008, 10:48
Localização: Campinas

Achei o efeito que eu quero no fórum HD. Vou fazer a pintura com o aditivo rugoso para dar a pintura o aspecto plástico que existe nas HDs Nightster e XR1200X um dos moderadores do fórum HD (valew Porcão) deu todas as informações necessárias inclusive o nome do aditivo, vamos ver como será a resistência


Informações sobre o aditivo:

Lazzuril - Diluentes & Auxiliares.
Aditivo Texturizador
Codigo: 08030

Preço +/- R$60,00

Pelo que vi é um aditivo que é misturado a tinta e deixa qualquer tinta rugosa.
O Google é meu pastor, nada me faltará!
Brandaomauricio
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Nov 2010, 23:05
Localização: Mogi das Cruzes

comprei uma virago 535, apos regulagem o mecanico insiste que as valvulas irão danificar e que será quase impossivel encontrar peças, POde me dizer se realmente é problematico esse lance de peças da Virago
rodolfoponts
Mensagens: 39
Registrado em: 19 Abr 2010, 13:27
Localização: Fortaleza

Eu utilizei tinta spray 600º e jah levei chuva, sol, lama e a tinta continua perfeita a uns 5 meses... agora e de acordo como o amigo falou ela soh nao pode ver nem um respinguinho que seja de gasolina senao derrete e borra igual a maquiagem, fica uma bost*!!!!
se tiver cuidado da certo!
Difícil acertar quando não se sabe nem por onde começar!
Fabiano Crazy Frog MG
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Set 2011, 16:33
Localização: Serra
Contato:

Valeu...pelas dicas...muito bom...ja conseguiu postar o passo a passo para regular as válvulas?

sds,
Fabiano
Brazil Rider´s
Serra - ES
Fabiano Crazy Frog MG
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Set 2011, 16:33
Localização: Serra
Contato:

luizblue escreveu:Comprei uma virago 535 ano 1994.
Mesmo sem entender nada de mecânica de motos resolvi desmontá-la para melhorar a aparência e conservá-la. Isto porque muitas peças estavam enferrujando, a parte elétrica tinha fios desencapados, terminais derretidos, entre outros.

Desmontei a moto, pintei o quadro, o tanque de combustível interno, e o motor, troquei diversos parafusos.

Aproveitei e resolvi regular a folga das válvulas. Deixei cair a chave dentro do compartimento de admissão do cilindro dianteiro. Ai tive de desmontar o cabeçote para retirá-la.

No final tudo certo.

Acabei descobrindo que faltavam algumas peças como o "L" que apoia o silenciador do escapamento. Outras peças que a moto não possuía tive de improvisar, como o emblema do tanque que tive de fabricar.

Antes da reforma:
http://img99.imageshack.us/i/dsc02772td.jpg/

Depois da reforma ficou assim
http://img85.imageshack.us/f/dsc02835bc.jpg/

Motor - pintura tinta fosca 450ºC Aluminium:
http://img64.imageshack.us/i/dsc02799p.jpg/

PESQUISEI BASTANTE SOBRE QUAL TINTA SERIA APROPRIADA PARA A PINTURA DO MOTOR. MUITOS DIZEM SER NECESSÁRIA A APLICAÇÃO DE FUNDO "FOSFATIZANTE", WASH PRIMER, PU, ENTRE OUTRAS "PREPARAÇÕES". NO MEU CASO APENAS LIMPEI BEM A SUPERFÍCIE DO MOTOR E APLIQUEI TINTA PARA ALUMÍNIO QUE SUPORTA ALTA TEMPERATURA. O MOTOR CHEGA A AQUECER NA CASA DOS 125ºC. ASSIM, NAO HOUVE PROBLEMAS QUANTO AO AQUECIMENTO. TAMBÉM NÃO PROBLEMAS QUANTO À ADERÊNCIA, NÃO DESCASCOU, ETC.



__________________________________________________________________________________________________________
REGULANDO VÁLVULAS
_____________________________________________________
ADVERTÊNCIA: NÃO SOU MECÂNICO, APENAS INDICO O PROCEDIMENTO QUE REALIZO EM MINHA VIRAGO 535.

O motor da virago 535 possui 4(quatro) válvulas, sendo duas acima de cada cilindro.

Temos duas válvulas de admissão e duas de escape.

As de admissão ficam localizadas no meio do V do motor (próximo aos carburadores).

As de escape fica na parte externa do V (próximo às saídas dos escpamentos).

É bem simples o ajuste de válvulas.

FERRAMENTAS:

chave de fenda grande
chave allen
chave de boca nº.10
chave L nº. 14
calibrador de válvulas
cola/vedação para motor (opcional)

PROCEDIMENTO:

Coloque a moto em ponto morto.

Remova as tampas cromadas que ficam no cabeçote (tampas retangulares) para ter acesso aos compartimentos das válvulas.
No lado esquerdo do motor (lado esquerdo de quem está sentado na moto), na parte cromada, próximo ao pedal de marchas, existem dois parafusos com fenda, um pequeno e um grande.

Abra-os com a chave de fenda. Neste local ficam as marcas do ponto de ignição.

Depois de abrir você verá que no local onde estava o parafuso maior existe um outro parafuso. Gire este parafuso em sentido horário (da esquerda para a direita) enquanto vai girando observe que no local onde você retirou o parafuso pequeno há uma peça de metal que possui algumas marcas. Localize a marca I (esta marca refere-se ao cilindro dianteiro) deixe a marca I alinhada com a marca que há no compartimento.

Agora abriremos os compartimentos das válvulas. Vamos abrir primeiro o da válvula de escape que fica na parte externa do V do motor, próxima ao escapamento. Use a chave de boca nº. 10. São dois parafusos. Retire a tampa com cuidado porque há uma junta de borracha nela. Feito isto você usará o ajustador de válvulas. O espaço recomendado é entre 0,12 e 0,17mm. Pegue o calibrador de válvulas correspondente, entre estas medidas e coloque entre a válvula (se não couber por falta de espaço, solte a contraporca e use a chave allen para aumentar a folga). Depois de posicionada o calibrador aperte a folga até que você sinta uma pequena resistência para retirar o calibrador. Depois disso aperte a contraporca.

O mesmo procedimento serve para a válvula de admissão, só que a folga dela deve ser entre 0,07 e 0,12mm.

O mesmo procedimento serve para o cilindro traseiro.

Terminada a regulagem e fechados os compartimentos de válvula e as tampas laterais do bojão, ande com a moto e observe se não está vazando óleo nos compartimentos de válvula. Se estiver, use um pouco de cola para motor para vedar.

Boa sorte.
Breve postarei fotos para facilitar o passo a passo.


Vou realizar esta regulagem este fim de semana e após resultado informo no forum...

__________________________________________________________________________________________________________
TROCANDO ÓLEO DO CARDÃ
_____________________________________________________

FERRAMENTAS:

Chave de boca nº. 17
funil pequeno
óleo tipo hipóide SAE 80 API GL-4 (de preferência GL-4, mas o fabricante diz que é possível usar GL-5 e GL-6)

PROCEDIMENTO:

Na roda traseira da moto, ao lado esquerdo (de quem está montado) fica o compartimento onde se drena e repõe o óleo do cardã.

Abaixo há um parafuso para drenagem, e na parte direita, na linha do centro da peça há um outro parafuso para a reposição.

Coloque uma vasilha abaixo do parafuso que fica embaixo. Abra-o.

Abra o parafuso de reposição.

Deixe escorrer o óleo.

Deixe a moto reta, depois coloque-a no descanso.

Após escorrer tudo feche o parafuso de drenagem.

Coloque o óleo com ajuda de um funil. O fabricante indica que o máximo suportado é 0,190 l. ou 190ml. Na minha, acho que por restar um pouco no compartimento, só consigo completar 150ml. O nível do óleo ó o da reta do parafuso de reposição (com a moto reta).

Coloque o parafuso de reposição.

Boa sorte.
Breve colocarei as fotos do passo a passo para facilitar.
Fabiano
Brazil Rider´s
Serra - ES
gusrad
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Mar 2012, 17:42
Localização: Caxias do Sul

Andei lendo sobre pintura de motor e escapamentos. Alguns dizem para fazer com o motor morno outros frio, mas o que todos dizem que o importante é aquecer o máximo possível depois. Deixar o motor ligado, andar com a moto, enfim.

O meu, vou terminar os acabamentos antes, lavar bem o motor e depois pintar com spray mesmo. Algumas demãos, talvez 2 latas para prevenir.
XLX CHOPPER 350CC. NO MAIS VELHO ESTILO.
andrehelena
Mensagens: 21
Registrado em: 20 Abr 2010, 10:36
Localização: Cascavel

Peço desculpas caso tenha aberto um tópico em lugar errado ou repetido, mas procurei sobre o assunto e em especifico eu não encontrei nada.

Mas vamos ao que eu tenho dúvida: Estou para reformar minha intruder 125 ano 2005 semana que vem, vou pintar o quadro e o motor, mas quero pintar nas cores originais, porem já descobri que a cor de tinta usado nas motos da honda são totalmente diferentes da linha suzuki.
Fui em um cara que reforma motos (o tanque e as tampas laterais ele que vai pintar) e segundo ele o motor da intruder é de uma cor similar a alumínio. Ele disse que era pra ir em uma casa de tinta e pedir por tinta acrílico alumínio para rodas de carro que é a cor mais aproximada da original.
Porem alguém tem experiência com pinturas em motor de moto que possa me ajudar tanto com a COR certa quanto ao tipo da TINTA correta neste caso do motor :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tonella - pintura em motor de aluminio 1/6


<object width="560" height="315"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/ZzJ0gLhsIe0?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/ZzJ0gLhsIe0?hl=pt_BR&version=3&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Peguei uns preços de material para pintura.

Wash Primer fosfatizante 600 ml - 14,47
Catalizador Wash Prime 300 ml - 6,95

Primer 8200 PU 800 ml - 15,06
Catalizador Primer 8110 100 ml - 5,58

PU preto Cadillac 675 ml - 17.07
Catalizador 061 PU 225 ml - 10,96

Verniz 8000 bicomponente 750 ml - 15,50

Total com desconto 94,16
Tudo da Lazzuril

Ou seja de material quase nada, dá pra aprender a pintar e fazer miséria em casa.
Imagem
Responder