Alongar bengala, mudar mesa.

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Fala Kenny normalmente alongar bengalas só fazemos em motos de alta cilindrada pelo fato de ser muito caro comprar bengalas maiores, mas em motos menores ou antigas (como a cb) é só trocar as bengalas, só tem um porem se a bengala da kansas servir sem problemas, fica show.
tem de atentar por alguns detalhes: a roda dianteira que irá usar, pra não complicar muito o eixo de roda da moto doadora da frente tem de ser maior do que a receptora, se for usar a roda da intruder na frente da kansas, a kansas tem de ter a mesma largura de eixo de roda ou ter eixo maior ou deixar a roda original.

Por um unico fato não tem como passar um eixo menor de roda e encaixar nas bengalas, pois ficará frouxo e não poderá encher a ponta e tornear nova rosca, pois ai não pasará no buraco na canela da bengala. mas se o buraco que passa o eixo for maior é só tornear a ponta e encaixar nas canelas da bengala.
tem de fazer tuchos (luvas espaçadoras) pra tirar a folga (diferença de tamanho do eixo) tudo se faz mas tem de ver o que dará mais trabalho e o que está disposto a gastar e perder de tempo pra execução do serviço além de ser melindroso e tomar muito tempo, aconselho sempre, vc tirar as medidas certinho e ir levando aos poucos pros torneiros irem executando, montar a frente fora da moto e na moto e ver se dará certo.

se for usar a frente completa, tem a parada do eixo da mesa se for fixo na mesa inferior, terá de ver se dá o comprimento para fixar na mesa de cima, e também se existe rolamento que feche a caixa e o eixo da mesa, pois senão tiver terá de encher o eixo da mesa e tornea-lo pra casar com alguma medida de rolamento.

na desmontagem vc mesmo perceberá esses problemas, e írá planejando a solução, é fácil só observar, o uso de alongadores é pra preservar e diminuir o trampo pois alongadores, é só chegar e colocar, é como se fosse uma tampa de cilindro de bengala gigante, facinho, só se atentar pra não morder a borrachinha de vedação, isso é facinho acontecer, mas é só seatentar na montagem e tá zerado.


se bem que uma frente completa sobrando eixo de mesa, é sempre melhor negócio, além de ficar mais bonito, se for colocar uma frente completa é só medir a distancia da mesa inferior da superior se for maior pode ir na fé que dá certo, depois é só dar uma adaptadinha no eixo, há não peque uma frente com o eixo das mesas muito grosso senão não há roalmento que feche no canote da moto.

Kenny tem alguma área aqui no site, que eu possa ir postando técnicas em desenhos que dai crio desenhos pra criação de frentes, angulos, limites de angulo e alongadores, rodas, raiação, criação de rodas, ew inumeros detalhes que impedem a quase todos a execução de customização por nós mesmos.
Digo desnhos que crio uma série de passo a passo dando pro pessoal ir seguindo os passos e visualizando, dai fica mamão com queijo, e dará pra eu explicar melhor e todos entenderem a tirarem suas dúvidas em relação a uma infinidade de detalhes de uma customização.

Se puder me indicar se tem um lugar assim ou como faço pra postar imagens assim aqui fica BOM pra todos e ajudamos uma galera maior valew amigo, deixa eu ir trabalhar um pouquinho...

zé chopper.
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

zé chopper escreveu:tem alguma área aqui no site, que eu possa ir postando técnicas em desenhos que dai crio desenhos pra criação de frentes, angulos, limites de angulo e alongadores, rodas, raiação, criação de rodas, ew inumeros detalhes que impedem a quase todos a execução de customização por nós mesmos.
Digo desnhos que crio uma série de passo a passo dando pro pessoal ir seguindo os passos e visualizando, dai fica mamão com queijo, e dará pra eu explicar melhor e todos entenderem a tirarem suas dúvidas em relação a uma infinidade de detalhes de uma customização.

Se puder me indicar se tem um lugar assim ou como faço pra postar imagens assim aqui fica BOM pra todos e ajudamos uma galera maior valew amigo, deixa eu ir trabalhar um pouquinho...

zé chopper.

Ola Zé choper.

Veja neste link como postar fotos:
viewtopic.php?t=216

Você pode criar seus próprios tópicos para divulgar os assuntos que você acha de interesse dos usuários do fórum, tenha apenas o cuidado de pesquisar antes se o assunto já não esta sendo tratado em outros tópicos. Na minha opinião seu conhecimento parece ser de interesse de todos aqui no fórum.

Boa sorte. :lol:
Imagem
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Olha aí, Zé. Ta respondido!

Ainda terei que estudar tua resposta por umas 10h seguidas com cafezinho, pq não entendi muita coisa kkkkk! Mas vale a intenção, vou continuar tentando captar melhor a idéia.

Abraço!
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Kenny irei providenciar fotos e desenhos pra me explicar melhor, como eu disse não tenho o minimo de didática pra explicar, tenho uma dificuldade monstra pra verbalizar o que quero dizer, mas com desenhos e fotos vai ser de boa.

jbrigagao valew pelo esclarecimento, em relação a procurar irei sim, e aprenderei a com a galera pois já vi que aqui tem muita gente fera demais em quase tudo em relação a motociclismo.
Túlio-Rhoads
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Out 2011, 21:22
Localização: Piranga

Olá
estava vendo as postagens aki neste topico .. alguns tokaram no assunto quanto a segurança nos alongadores de bengalas ..
nesse caso entaum alguem saberia qual seria o ideal para a virago 250 cc ?
tipo q deixasse ela com um vizu bem TUNDERSTRUCK :twisted:
e msm assim não perdesse a segurança e muita dirigibilade?
Tulio Rhoads
Túlio-Rhoads
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Out 2011, 21:22
Localização: Piranga

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Tulio Rhoads
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Para se ter segurança alongando, recomendo usar bengalas sem alongadores, tipo medir o tubo da bengala da bengala que quer alongar e substituir pelo tubo da bengala mais longa, tem de seguir as seguintes recomendações:

1 a parte de encaixe de mola tem de ser igual ou adaptavel.
2 se tiver rebaixo e travamento tem de ser igual ou adaptavel.
3 não pode ser nunca mais fina que a original, o material as vezes é um aço mais mole, mas em geral é resistente quase que igualmente.
4 o recomendado é trocar a frente inteira, e pra encaixar o eixo da mesa temde ser menor(poucos mm) ou igual ao original, ou se achar caixa de direção (kit de rolamentos para eixo de mesas aonde encaixa no canote do quadro) que de certo dentro (no eixo) e fora (no canote).
E ainda tem de se atentar para o tamanho do eixo das mesas (isso se o eixo for fixo na mesa debaixo) o eixo tem de ser sempre maior ou igual ao original, senão não passará para poder rosquear a mesa superior.
Parece muito dificil falando mas é bem simples se visualizado.

vou ver se consigo postar fotos de adaptações e explicações, pois se respeitando certos limites, qualquer um pode fazer as alterações com facilidade.

Ou até mesmo criar as mesas, qualquer empresa que faz corte em oxicorte, plasma faz uma mesa com imensa facilidade é só criar o desenho, depois levar num cnc, tem empresas que tem corte e cnc.
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

frente igual a essa das viragos, são bonitas de se ver, mas um perigo, não de dobrarem (o que pode acontecer, entortar o tubo) mas de abrirem e quebrarem o eixo, tem de se, no minimo colocar um estabilizador de bengala nas canelas.
ou se fazer semi maciça, furo interno menor, da mais resistencia, mas o estabilizador é obrigatório.
assim fica bonita mas pra ser dar uma voltinha, e parar na garagem.
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[/img]
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Postei mas acho que ficou meio confuso qualquer dúvida, estou a disposição, espero estar ajudando...
Responder