Alongar bengala, mudar mesa.

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

naras
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Abr 2009, 08:10
Localização: Curitiba

Pessoal,

Estou pensando em alongar as bengalas em 10cm ou 15cm, pois tenho 1,83m de altura e isto melhoria e muito a altura da frente da moto para mim.

Alguém já fez esta modificação?

Algum comentário?

SDS,
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

naras escreveu:Pessoal,

Estou pensando em alongar as bengalas em 10cm ou 15cm, pois tenho 1,83m de altura e isto melhoria e muito a altura da frente da moto para mim.

Alguém já fez esta modificação?

Algum comentário?

SDS,
O Russo deu uma explicação detalhada mais acima, eu particularmente, não vejo no que alongar as bengalas irá melhor com relação a altura do piloto, pois a distancia do banco com o guidão vai continuar a mesma, só vai levantar um pouco a frente, o que poderia melhorar seria trocar o guidão e colocar comando avançado, ao meu ver....
Imagem
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

naras escreveu:Russo,

Tenho uma FYM 250 e quero alongar as bengalas em 10 ou 15 cm. Como a moto é bem baixa e eu tenho 1,83m de altura, ficaria melhor pra mim. Você acha que pode gerar algum problema no funcionamento da moto esta alteração? É simples instalar o kit? Você indica alguém para instalar?

SDS,
Ae Kamerad:

Honestamente, para a sua altura, seria mais conveniente aumentar o guidão e/ou alongar as pedaleiras. O Resultado ficaria melhor do que alongar as bengalas.

Em todo o caso, procure o meu mecanico, o Enrolevernton, ops, o Ewerton. O cara é de confiança, não é careiro mas nunca cumpre prazos, eheheheh...

Como eu já estou acostumado, quando ele diz que a moto ficará pronta numa quarta-feira, eu pergundo: de que mês? eheheheh...

O telefone dele é 3354-8164. Diga que fui eu quem indicou.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Blezins 535
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:10

Meus amigos, sou o feliz proprietário de uma 535 95. Adoro ela como está, mas achei na web a imagem abaixo e gostei do resultado. Alguém tem alguma sugestão sobre como proceder a mudança? Tipo se dá para utilizar os garfos de alguma outra moto, ou os cabos de comando que foram utilizados. Se alguém souber sobre a mudança das peças plásticas laterais que escondem os relés e filtro de ar agradeço também. Abraços.

Imagem

http://yfrog.com/2syamahaxv535j
Guardiões do Apocalipse MC - Facção Sorocaba/SP
RTodorov
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Jan 2010, 13:58
Localização: São Paulo
Contato:

Cara, também quero alongar um pouco as bengalas da minha mas do jeito que está essa aí deve ser pior que onibus bi-articulado pra virar uma esquina hein!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

A forma reversível é através da troca das mesas e bengalas, além dos cabos.

A forma irreversível (ou pelo menos, mais traumática para o chassis) é feita através da alteração da inclinação da caixa de direção. Precisa cortar e ressoldar o chassis.
Imagem
Blezins 535
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:10

jirschik escreveu:A forma reversível é através da troca das mesas e bengalas, além dos cabos.

A forma irreversível (ou pelo menos, mais traumática para o chassis) é feita através da alteração da inclinação da caixa de direção. Precisa cortar e ressoldar o chassis.
A reversível é claro! E quais bengalas e mesas eu devo usar? Faz idéia de alguma que exista no mercado e o custo?
Guardiões do Apocalipse MC - Facção Sorocaba/SP
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Camaradas,acho muito arriscado este tipo de intervenção sem analise técnica do aumento de esforço que será aplicado nas bengalas compridas assim.

Com a qualidade do nosso pavimento aquí na Brazólia, eu não ficaria seguro de rodar com esse brinquedo não.

Trocaria somente os tubos internos, não as canelas, então não deve ficar tão caro.
A mesa pode permanecer a mesma, caso não queira mudar o ângulo .
Quanto aos cabos, somente percebo a necessidade de alterar o flexível do freio (fácil, tira a medida e compra um semelhante, em qualquer motopeças encontra de qualquer medida na faixa de uns 30 lulas) e o cabo do velocímetro,que também não deve ser nenhum bicho de 7 cabeças.

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Daniel Filpo
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jul 2010, 20:53
Localização: Rio de Janeiro

Caros,
o mais importante na modificação da dianteira da moto são as medidas de Rake (Caster) e Trail. Mudar apenas o ângulo da caixa de direção aumenta demais o trail, fazendo com que vc tenha boa estabilidade nas retas, mas a moto pode ficar muito ruim de curva. Por outro lado, a modificação na mesa, pode para um mesmo Rake, proporcional um Trail negativo, o que é equivalente a uma tentativa de suicídeo... com boas chances de sucesso. Por favor, não tentem modificações no garfo dianteiro antes de conhecer bem o que significam essas medidas. Normalmente os manuais trazem as medidas originais de cada moto.
Elas são resultantes de 4 fatores (quando o trabalho é bem feito e o centro de gravidade mantido):
1) comprimento das bengalas.
2) off-set da mesa.
3) ângulo da caixa de direção.
4) ãngulo da mesa.

Apenas para eferência:

Trail entre 5 e 10 cm => Perfeito
Trail entre 0 e 5; ou maior do que 10 cm => Cuidado
Trail negativo => SUICÍDIO!!!!!

Por favor, sou 100% a favor da customização de motocicletas, inclusive com garfos em ângulos próximos a 45°, mas tenham cuidado e procurem adquirir o máximo de conhecimentos antes de executar o projeto.
Espero ter ajudado.
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Boas referências, mano. Vou colocar isso em estudo antes de alongar as bengalas da Susan.
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Responder