Alongar bengala, mudar mesa.

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
thiagobassan
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Out 2008, 18:16
Localização: Maringá
Contato:

ae galera, tudo blz????
gostaria de saber se alguém já alongou a bengala da viraguinho, "choperizou" ela como eu já vi alguém dizer, principalmente se for de Maringá, se já fizeram, valeu a pena???? ficou caro???? muito caro??? e o controle dela, a direção deu muita diferença, aguardo resposta galaera valew!!!!!!
aguinato
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Set 2008, 13:58
Localização: São Paulo

thiagobassan escreveu:ae galera, tudo blz????
gostaria de saber se alguém já alongou a bengala da viraguinho, "choperizou" ela como eu já vi alguém dizer, principalmente se for de Maringá, se já fizeram, valeu a pena???? ficou caro???? muito caro??? e o controle dela, a direção deu muita diferença, aguardo resposta galaera valew!!!!!!
Encomendei os alongadores hoje. Semana que vem vou instalar....
o gasto fica em R$400,00
[]´s
[]´s
Allan Guinato
Yamaha - Virago 250
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Veja isso peguei nos classificados do forum
Imagem
Vento
Mensagens: 88
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:34
Localização: Curitiba

Fala Thiago, tudo tranquilos?

Tenho um amigo que alongou a XV250 com um alongador de 11cm. Ficou show de bola, deixou ela mais imponente.

Quanto a ciclistica dela, não mudou muita coisa, só para estacionar que se sente a diferença. Ah! Na hora de parar temos que ter maior atenção, pois ficou bem mais alta...

Outro ponto foi o pézinho, pois como ficou mais alta o pé orignial não deu conta do recado. Para solucionar isto, ele colocou o de tornado, eu achei que ficou palha... acredito que outros modelos ficariam melhor.

Fica aqui meu depoimento. Não sei se ajudei, pois a pergunta é antiga, mas a quem interessar está aqui...

Abração a todos!!
Andrebmch
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Abr 2009, 09:35

Ola senhores,

Tenho uma Shadow 600,zeradinha.. 98, porém com 15 mil km rodados.

Comprei com a intenção de customiza-la, por um amor à primeira vista quando conheci os modelos Bobber.

Porém minha intenção é unir os estilos chopper e bobber, reunindo o melhor de cada na minha opinião em um unico projeto.

A primeira mudança sera alongar a bengala, porém tenho algumas duvidas. JA vi aquela pecinha de metal que chama alongador de bengala, porém, por nao conhecer muito de amortecedor, suspensão, etc, não sei se seria so aquela peça que faria a diferença.

.Tambem gostaria de saber como mudar o angulo na mesa na suspensão, se existe uma peça especial ou somente aluem que faz esse trabalho astesanalmente.

Agradeço a todos que participarem desse topico, e gostaria que tivesse bastante movimento, formando um brainstorm produtivo para quem tem duvida nesse tipo de mudança na moto.

Assim que eu conseguir posto umas fotinhos de como ela esta originalmente, e conforme forem vindo mudanças, serao postadas também.
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerad:

As pecinhas (alongadores) são fáceis de instalar. Porém se forem muito grandes (longos) alteram o ângulo do carter de óleo do motor, o que pode resultar em falhas na lubrificação.

A solução para isso é a utilização de mesas anguladas, geralmente feitas de forma artesanal. O problema é que essas mesas tem que ser muito bem feitas.

Dependendo ainda do quanto se quer alongar a frente, é necessário utilizar uma terceira mesa, estabilizadora, ou então um estabilizador de bengalas.

Eu particularmente não gosto de alongar a frente das motos, pois, qualquer que seja a forma de fazer isso, o resultado é um só: a frente fica mais pesada, a moto perde agilidade e fica ruim prá curvar e prá manobrar.

Pense no seguinte: você, tranquilo a 80 km/h e de repente, numa curva, tem areia, óleo ou um buraco... e você tendo que "brigar" (mais ainda) com a frente da moto...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Jorge Henrique
Mensagens: 388
Registrado em: 16 Nov 2008, 23:44
Localização: Rio de Janeiro

Russo escreveu:Ae Kamerad:

As pecinhas (alongadores) são fáceis de instalar. Porém se forem muito grandes (longos) alteram o ângulo do carter de óleo do motor, o que pode resultar em falhas na lubrificação.

A solução para isso é a utilização de mesas anguladas, geralmente feitas de forma artesanal. O problema é que essas mesas tem que ser muito bem feitas.

Dependendo ainda do quanto se quer alongar a frente, é necessário utilizar uma terceira mesa, estabilizadora, ou então um estabilizador de bengalas.

Eu particularmente não gosto de alongar a frente das motos, pois, qualquer que seja a forma de fazer isso, o resultado é um só: a frente fica mais pesada, a moto perde agilidade e fica ruim prá curvar e prá manobrar.

Pense no seguinte: você, tranquilo a 80 km/h e de repente, numa curva, tem areia, óleo ou um buraco... e você tendo que "brigar" (mais ainda) com a frente da moto...
olah russo..
e qto a mudar o angulo do caster cortando e resoldando o cubo, naum acha uma boa?
alem de ter q usar extensoes de bengala...
..
outra coisa..
analisando o angulo de caster da minha moto, vi q ele naum eh diferente muito do quee outras motos com angulo de caster mais agressivo...
conclusaum: naum eh soh a questaum do angulo do caster que faz o estilo... mas tb todo o conjunto q vem atras..
a minha mirage tem porte maior e isso faz com q ela aparente ter menos angulo... talvez uma retirada de algumas coisas, fariam ela ficar com um visual mais agressivo..
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Ae Kamerad Jorge Henruique:

Pequenos detalhes fazem uma diferença enorme, eheheh... é só lembrar do caso do ROOONNNALLLDDDOOO e os três travekos, eheheheh...

Seguinte:

1. apenas 0,5º de ângulo de caster já é suficiente para modificar o comportamento da motoka, pois isso modifica o "trail" da moto. Mais trail = maior estabilidade em retas e maior dificuldade em curvas e vice-versa;

2. eu não andaria a 120 km/h numa moto que teve o cubo de direção ressoldado. Por melhor que seja o serviço, eu não confio. Um décimo de milímetro de desalinhamento já basta para comprometer a estabilidade da motoka.

Uma vez eu caí em plena reta, do nada a moto começou a "shimmar" (bater o guidão de um lado para outro) e eu fui ao chão a 110 km/h.

Mandei desmontar a moto (o que sobrou dela, eheheh) para analisar a causa do acidente. Cheguei à conclusão que a queda deveu-se a três fatores associados:

a) uma diferença de apenas 2mm no tamanho das molas de retorno da suspensão dianteira. A mola da bengala esquerda estava um pouco mais cansada que a da direita;

b) alteração do trail da motoka, pois eu havia substituido os aros da motoka (originalmente eram 19"D e 18"T e eu mudei-os para 18"D e 17"T;

c) excesso de carga na traseira da moto (bauleto + bolsas rígidas laterais).

Se apenas duas dessas condições estivessem presentes (A e B, A e C ou B e C) eu não teria caído.

Para sbaer mais:
http://www.construtoresdemotos.com/castertrail.html
" A smooth sea never made a skilled mariner "
F_M
Mensagens: 12
Registrado em: 01 Mai 2009, 14:15
Localização: São Paulo

Então...

Vale lembrar que a frente da Shadow já não é muito leve... :!:

Gostei do site Russo!
naras
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Abr 2009, 08:10
Localização: Curitiba

Russo,

Tenho uma FYM 250 e quero alongar as bengalas em 10 ou 15 cm. Como a moto é bem baixa e eu tenho 1,83m de altura, ficaria melhor pra mim. Você acha que pode gerar algum problema no funcionamento da moto esta alteração? É simples instalar o kit? Você indica alguém para instalar?

SDS,
Responder