FY250 - Comandos Avançados feitos em casa.

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

Fala galera. Na falta de grana resolvi customizar alguns itens da minha moto, inclusive fiz um comando acançado (10cm). A dor de cabeça maior foi acertar a passagem do varão de marcha (confeccionei outro), mas está funcionando 100%.

Entre outras customizações, troquei as setas, lanterna traseira, coloquei farol da Twister e pintei a lente do farol com verniz vitral amarelo. Recentemente também adquiri dois velocimetros e um indicador de marcha em display de Led 7 segmentos, sendo que um dos velocimetros é analógico, e o outro é digital. O velocimetro digital é bem completo, marca, combustivel, marcha, RPM, quilometragem rodada e velocidade, estou esperando chegar pra instalar e ver se vai funcionar tudo certinho.

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Imagem
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Muita criatividade e discreto, acompanhe pra ver se c o tempo nao empena o metal atrapalhando o andamento
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

SemControle escreveu: 27 Jul 2017, 07:07 Muita criatividade e discreto, acompanhe pra ver se c o tempo nao empena o metal atrapalhando o andamento
Vlw man. Como costumo dizer, "com uma ideia na cabeça e as ferramentas certas, dá-se um jeito" hahahaha.

Notei que se forçar uma freada mais intensa no pedal de freio a chapa ameaça envergar pro lado do motor. Como ainda tenho dessa chapa sobrando, vou ver se refaço-as com um comprimento um pouco maior, para colocar uma barra maciça de um comando a outro, travando ambos (como as chapas são pequenas elas estão alinhadas com o escape, então não dá pra por a barra agora).

Tive a impressão que, embora tenha ficado confortável, parece que os comandos ficaram "baixos", vou aproveitar que irei refazer as chapas e fazer uma furação nova, deixando os comandos +/- 2cm pra cima. O que dei mais trabalho foi deixar reta a aba do pedal de freio onde vão presos os cabos, caso contrário o freio pegaria no escape, mas gostei do resultado, avancei o comando apenas 10cm, mas pra minha altura o resultado ficou muito bom :D
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

é a questão das ferramentas.....
eu encho o saco q se tivesse uma morsa, e uma maquina de solda qnd criança, engenheiro nenhum no mundo me colocaria medo hj kkkkkk, minha mae causa e fala, pq vc não disse, q eu trabalhava noite e dia pra comprar, ela enche pq já sou um engenheiro lascado, adoro por todas as energias e recursos na elaboração de algo q me vem a mente....se falta ferramenta as vezes mudo o plano pra fugir da ferramenta, ou tento de outra forma criar algo parecido com a ferramenta.....

se tiver solda disponível, vc pode tirar uma ripinha dessa chapa, e solda-la atrás, formando um T, acredito q já de uma boa reforçada....e se quiser garantir essa ligação entre as duas, ai acho q não sai mais do lugar....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

Mais ou menos isso, SemControle hahahhaha

Nunca trabalhei com soldagem, exceto de componentes eletronicos, mas se tivesse a maquina e os macetes não ia ter erro não. Pra quem cortou a chapa de 5mm com serrinha manual, soldar seria o "menos pior". Essa semana mesmo peguei uma guitarra pra reformar, envernizei o braço dela e etc. Está sendo basicamente um "treino", pois pretendo repintar toda minha moto futuramente, assim vou pegando as manhas com a pistola de pintura.

E passo pelo mesmo problema que você, desviar de ferramentas, visto que minhas opções (e grana) são bem limitadas, então me viro com o que encontro. Tempos atras precisava de um "disco" pra adaptar uma boina de polimento na furadeira. Peguei um eixo com parafuso que era de uma escova de aço rotativa (daqueles que vc mantem o eixo e vai trocando os discos), peguei uma daquelas chapa redondas que fica na parte traseira de altofalantes (cobrindo o imã), fiz um furo bem centralizado na medida do eixo, e colei um eva por cima pra deixar a superficie macia. Coloquei a boina por cima, e tá funcionando 100%, é daquelas boinas que vc "amarra" a cordinha por trás do disco, como aquelas cordinhas de capuz de blusa de moletom, tenho feito polimento nas minhas guitarras com isso hahahaha.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

sei bem, comprei uma "prato" de borracha e tive q adaptar com parafusos e contra porca pra não escapar da furadeira, quebra bem o galho, essa mesma boina ai.....

a minha lead, a ex-ralada, eu mesmo vou me aventurar na pintura, e funilaria, precisarei trabalhar com massa e pintura, mas não disponho de compressor, sera com spary, e nem parede dos outros eu rabiscava qnd novo, então já viu q domino usar um spray, mas terei q partir pras cabeças e fazer a funilaria toda pra preparar as carenagens e me virar na pintura, já queria montar a moto toda preto fosco, original vem partes brilhantes e outras fosco, na melhoria de uns ralados q o ex dono so andava deitado no asfalto fez, eu transformei brilhante em um tom fosco, mas não igual o original, me vendo nessa situação de a moto ter agora vários tons de preto, me vi obrigado a procurar quem pinte, mas em dois q fui já vi q não querem trabalhar, um não quer mesmo o outro enquanto eu mostrava a moto, ele lixava uma peça no meio da rua, embaixo do braço como se fosse uma bola de futebol, e esfregava na camiseta sobre a barriga pra ver o resultado, então optei pelo se ficar ruim, pelo menos fui eu mesmo e não gastei tanto qnt pagar pros caras deixarem ruim tmb.....

já vi alguns vídeos e algumas paginas teóricas de pintura, vou me aventurar agora....falta lixadeira, falta compressor, então lixar será demorado tudo na unha, e pintar com spray por sorte quero toda fosco, já alivia um pouco......quem sabe me aventuro na mirage depois, tudo começa de uma experiência, uma cobaia, se o lixar simplesmente já melhorou, tinta deve melhorar mais ainda a aparência....
já terei q me virar em pintar uma porta de ferro em casa, pq um tal pintor q foi chamado pra fazer o portao, já esta la tem uns 10 dias e ainda não concluiu o serviço, parece q nem pintar sabe.....esse nem perguntei da moto.....o cara comprou material q vai sobrar pra mais umas 3 pinturas do portao, outros já acabou bem antes...então o cara não manja tmb....tinta vai sobrar então pintarei a porta, mas será de rolinho kkkkk sem compressor e quartos de tinta la, não tem outro jeito...

por estas experiências q o pessoal tem buscado cada vez mais fazer sozinho as coisas, poucos querem fazer, e os q querem fazer estão se aventurando, não sabem fazer ainda....foram colocadas janelas de vidro em 2 cômodos q temos em casa, a folha fixa e a folha q corre, pois bem, tive q aprender a desmontar pra regular as folhas moveis, estavam fora de esquadro e andava uma arrastando em baixo.....nem em casa estava qnd montaram, não tinha noção como chegar nos mecanismos e como eram pra saber se tinham regulagem...ai poe no esquadro as folhas, nem a trava central bate, nem os pinos na parte de baixo chegam no lugar, o cara q montou colocou a folha la de qq jeito, e foi embora, com muito tempo brigando entendi tudo e consegui melhorar, 100% não ficou pq tem parte fixa mesmo q tinha q ser melhorada...

seu comando avançado saiu muito mais em conta q comprar um pronto, o primeiro foi um protótipo, dele vc já viu o q não deu certo, e fara um segundo corrigindo isso, e fazendo melhorias no q viu q pode ser melhorado....tem todo meu apoio na engenharia ai.....pena eu me sentir mais a vontade com elétrica/eletrônica.......
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

Mas é assim que começa, man. Minha mãe tempos atrás me ajudou na compra de um compressor pequeno, 24L se não me engano, simplão de tudo, custou na epoca uns R$280, já pintei o portão de casa com ele, refiz o verniz em dois braços de guitarra, e o compressor ainda ajuda na hora de calibrar os pneus das duas motos (minha e da minha mãe), ou seja, é uma mão na roda, seja pra pintar, calibrar, ou só "bater um ar na sujeira".

Minha lixadeira orbital queimou, preciso de uma tbm, mas como não tá sobrando grana vou na unha também. Pintura eu só fazia em pedais de guitarra e pequenos reparos, sempre com spray, e qdo comecei a trabalhar com a pistola o youtube ajudou muito a sacar alguns macetes sobre distancia do objeto, pressão do ar entre, preparar superficie, entre outras coisas.

Uma pena que não moremos proximos, se nao eu te emprestaria meu compressor e ainda te ajudaria na empreitada, mas se tu quiser vir pra Campinas, estamos as ordens hahahaha
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

nem é longe, sempre vou ai nos aniversários do corsa clube......
vou me atrever no spray, vamos ver se pegar o gosto quem sabe pegue gosto e pense em algo mais profissional.....
mas já to achando super avançado o negocio de me atrever com massa plástica, lixar, usar primer e tinta, e já estou pensando em verniz fosco pra proteger a arte......já visualizei q se der certo posso fazer na mirage, coloquei uma capa de couro no tanque, e ficou, choveu, secou, um dia tirei pra lavar a moto, eis q a pintura sobre essa capa parecia craquelada, e como se tivesse embaçada a agua sob o verniz, com o tempo amenizou quase q totalmente, qnd molha lavando q nota uma marca tipo esbranquiçada no tanque....., mas pra me aventurar na mirage já tenho q estar top das galáxias na pintura caseira......

tem muitas coisas q não me atrevo, pelo custo de investimento inicial, fico naquela de se não der certo, joguei uma boa grana fora.......

como a lead é mais em conta e simples, posso usa-la como cobaia de muitas investidas....do q peguei, já aumentei 15km/h da máxima, de original, 10km/h......
prisioneiro da mirage já fiz de barra roscada, já precisei de solda pra retirar prisioneiro antigo....é punk, mas ai a gente recorre a alguém q tenha as ferramentas da maldade próximo....mas solda da medo
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

De solda também tenho cisma, mas sabendo o que está fazendo, e com os devidos equipamentos de segurança, creio que seja tranquilo rsrsrs

Tenho algumas chaves "allen" de baixa qualidade que estão quase redondas. Certa vez notei que um parafuso que prende o berço do motor ao chassi (perto do quadro elástico) estava com a cabeça quebrada e o parafuso ainda preso dentro do chassi. Peguei uma broca de diametro menor que o parafuso, fiz um furo no meio dele, e utilizei uma dessas chaves allen que já estava meio zoada pra retirar o parafuso: martelei a chave forçando a entrada no furo que fiz no parafuso, e com certa dificuldade consegui tirá-lo de lá. Imediatamente adquiri um novo parafuso de aço e coloquei no lugar do antigo.

Esse é um dos motivos que to curtindo a motoca: conhecer cada canto dela, meter a mão na massa e resolver os problemas que surgem, dar um toque de personalidade à ela, adoro fazer isso hahaha

Quanto ao seu relato sobre a pintura craquelada, pode-se dizer que é "normal". A pintura original da minha moto, por baixo do protetor do tanque, está com bolhas. Não sei se foi gasolina que derrubaram no tanque e ficou entre ele e o protetor, ou se a pintura "cozinhou" devido a umidade por baixo do couro. Se sendo pintura automotiva já ocorreu isso, imagine então o spray que é considerado algo "provisório", reparo emergencial, é quase certo que vai dar problema e/ou não terá a mesma durabilidade que uma tinta automotiva. Spray preto brilhante, por exemplo, não aguenta sequer um silicone (desses utilizados em painel de carro), menos ainda cera automotiva, que tem certa abrasividade. Falo por experiencia propria: pintei as carenagens laterais da minha moto de preto (eram azuis), e já estão "foscas".

Se conselho fosse bom não se dava, e sim vendia, mas, por experencia propria: se vai fazer corretamente aplicando massa, primer e etc, sugiro que invista numa pintura de qualidade tbm, pois pra ter esse trampo todo e depois pintar "no spray", além de não ficar 100% corre o risco de não ser durável, esse tipo de pintura (mesmo com verniz) risca com facilidade, e não aguenta muita coisa.

Já ocorreu de cair gasolina no tanque da minha, limpei rápido, nem marca ficou. Já na moldura do mostrador de combustivel (plastico cromado) que pintei com spray preto, caiu uma gota de gasolina qdo fui abastecer, e quando passei o pano pra limpar (coisa de 5 segundos) retirou a tinta da moldura, ficou uma marca bem feia.

As vezes o "custo" previsto pode parecer alto e/ou dinheiro jogado fora, mas sou a favor de "fazer direito" uma vez, do que fazer algo provisório ou com materiais inadequados, e ter que ficar refazendo depois :-P
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

minha salvação será torna-la 100% preto fosco....(e pensei nesse tom na mirage, fui na grande descida ao litoral e adorei vez varias customs dessa forma preto fosco) eu não estou preocupadíssimo com o nível de qualidade da ralada, pq é a moto pra bater o dia a dia mesmo, e aqui acredito q o movimento é igual ai em campinas se não for ainda pior, q vc vai pra qq canto e para a moto, qnd volta nem consegue tirar a moto, então o ralar é algo completamente inevitável mesmo.....e eu sabendo fazer os reparos já economizo.....a ideia era sumir com ralados, q já melhorou 90% apenas lixando (dai surgiu a luz de procurar pintor, mas ninguém quer trabalhar, sobra eu mesmo tentar).....farei a tal pintura buscando apenas deixa-la toda em um único tom, e toda em fosco, ela original tinha 2 tons, o fosco e o brilhante (o fosco dela esta meio q pro cinza tmb, fica no sol aqui no trabalho, mas já estava, ficava no tempo acho q 24Hs com o antigo dono)....peças brilhantes raladas ficaram um novo tom de fosco, peças fosco c ralados, eu consegui com a 100-600-1200 tirar, mas adivinha, com a 1200 puxou brilho, um segundo tom brilhante, então ao todo já tem 4 tons a moto....
se eu gostar do resultado penso em brincar com compressor depois (é do dia a dia e a cobaia das experiências kkkkk)....já tenho a porta de casa pra pintar, minha segunda vitima, essa nem sei como farei, penso em rolinho, a primeira e única vez q foi pintada, foi no pincel (me disseram), qnd não tinha nem vidros, eu mesmo nem lembro, pq a 30~32 anos q moro ali, não lembro dessa pintura....

a massa é pq tem peças q mesmo com tudo isso de lixa, ainda ficaram as cavas, e já comeu muito plástico, então vou repor um pouco do material q lixei, e o q cavou no ralado, pra igualar, ai me vejo obrigado a uma quebra na peça toda e o primer pra aderir tanto sobre o plástico como na massa, pensei no verniz fosco só pra evitar a queima e voltar a puxar o tom de cinza em pouco tempo e essa leve protegida.....como disse, tentar essa experiência de aprendizado com spray pq nem parede dos outros eu rabiscava, então nem manusear spray sei, quem dirá compressor q demanda técnica, diluir os materiais, essas coisas....um passo de cada vez...já to achando enorme me aventurar com massa e tudo....mas to indo pq deu até certo o simples lixar.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder