FY250 - Comandos Avançados feitos em casa.

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

Sendo sincero, depois que descobri a pintura com compressor até evito usar spray. Por que? O sprai normalmente não tem um jato tão fino e expele a tinta com muita pressão, de modo que são comuns os acumulos e "pingos grossos" a ponto de escorrer (aeh ferrou). Com o compressor e uma boa pistola simples de dupla ação (já explico o que é dupla ação), você controla desde a pressão do ar, até a abertura/direcionamento do leque, você consegue desde um "jato de tinta" até uma "leve poeira" (essa "poeira" é ideal pra ir ancorando com varias passadas sem a tinta sem escorrer).

PS: a "dupla ação é, por exemplo, as cameras fotograficas: a maioria vc tem um "pré-click" que fará a camera realizar o foco, e quando apertar o botão totalmente ela tira a foto. Na pistola de dupla ação antes de soltar a tinta ela tem uma "preparação", joga um pouco de ar (sem tinta) que é bom pra sacar a pressão de saída, e quando vc aperta o gatilho até o fim ela solta a tinta de fato.

A que comprei é super simples, mas já é dupla ação, e tem controle da "profundidade" da ação, se aperto só um pouquinho sai só um pouquinho de tinta, se aperto o gatilho totalmente ela aumenta a quantidade de tinta expelida, então, você pode regular isso com o limitador, se vc quiser soltar sempre só um pouco de tinta o limitador te ajuda a não "passar do ponto", mantendo a ação máxima do gatilho sempre no mesmo lugar.

Enfim, quando falo de usar uma tinta automotiva adequada seria justamente pra não ficar cinza com o tempo, independente de ser em uma cobaia ou não, pois além de vc encontrar verniz fosco a tinta será resistente a interpéries (sol, chuva, gasolina derramada e etc). O verniz do braço da guitarra, tal qual a pintura que utilizo, é PU (poliuretano bicomponente), e fica excelente, vou ver se acho uma foto pra te mostrar.

Sei que vc não quer investir nisso agora, mas caso queira/precise de ajuda pra ir sacando como funciona a pintura com compressor, posso te ajudar com algumas dicas ;-)
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

pra um próximo momento até pode ser, isso se conseguir ao menos manusear as coisas kkkkkkk (vi muita coisa teórica)
até vi compressor pequeno ta a partir de 400 novo, mas, usaria agora e sabe la qnd faria uma nova pintura, pq da mesma forma q me viro em boa parte da mecânica, da elétrica, é apenas das minhas motos, não pego moto nem carro de ninguém pra fazer reparos em casa, não pegaria nada, nem geladeira nem maquina de lavar, nada dos outros pra pintar, seria apenas minha moto, e mesmo assim, acredito q so a lead por muito tempo.....
é diferente da minha realidade, tenho meu serviço e na verdade ganho a vida com desenvolvimento de programas pra computador, conversei com um cliente, peguei o q ele precisava, e comecei a desenvolver em casa, chegou um dia q precisava mostrar pra ele em q pé a coisa estava, um note velho q eu tinha não tava dando conta, eu tinha um note de um cliente q pediu pra ver vírus essas coisas, como tinha formatado e tava em teste, instalei tudo q precisava e fui mostrar o programa com esse note....qnd voltei do cliente, já parei em uma loja e comprei um pra mim, é uma ferramenta de trabalho e estudo q uso diariamente, então justifica o investimento bem além do valor do compressor, mais fácil esse note acabar e se comprar agora o compressor não ter usado pela segunda vez ainda.....isso sob o risco de não me dar bem com a tentativa de pintura (não gostar de pintar, não gostar do resultado e nem conseguir pintar)....por isso vou partir pro mais básico e simples, mais um pouco pintaria de rolinho o fosco da moto :P
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Acha q isso da conta de pintar as peças plasticas da moto?
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ms-23facil
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Amei esse trem, nem sei se serve, na descrição diz pintar tudo, preço interessante e ocupa pouco espaço, mesmo q seja pra uso artesanal, nao tem nada q chegue a 1m quadrado ja moto, ta me convencendo sem eu saber operar nem spray
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... rz-pp03004
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

Cara, farei uma comparação "tosca", mas creio que servirá de exemplo: Observe o funcionamento da moto. Conforme o ciclo de admissão/exaustão, os gases são expelidos em "golfadas", não é algo "continuo e uniforme.

Pois bem, esses compressores pequenos que não tem reservatório do ar comprimido funciona da mesma forma, ele expele a tinta com "golfadas" pequenas e continuas, a grosso modo fica "cuspindo" tinta de modo não uniforme,. Quando o compressor tem tanque de armazenamento, a pressão e saída continua de ar permite que a tinta seja expelida de modo continuo e uniforme.

Em resumo, seria mais ou menos esse o resultado da aplicação em ambos os casos:

Compressor sem reservatório:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Compressor com reservatório:
_____________________________

Isso ocorre pq o reservatório nos compressores anulam o efeito de "cuspida" causada pelo funcionamento do pistão, enquanto nos compressores sem reservatório o ar admitido no pistão é imediatamente expelido a cada ciclo do pistão.

Respondendo a sua pergunta, sim, dá pra utilizar tranquilamente, porém pode ser necessário aplicação de mais demãos para ter um resultado uniforme. Eu sugeri um compressor pequeno com reservatorio por isso, aqui uso para limpeza de peças em geral (inclusive tirar pó do teclado do PC), calibrar Pneu da moto, envernizar instrumentos musicais e etc, mas aeh vai da sua necessidade. Sim, dá pra utilizar compressor sem reservatório, e se ele está dentro de um valor que cabe no seu bolso, é um bom investimento.

PS: o "JetFácil" está 399 na loja do mecanico. Já o compressor (com reservatorio) da mesma marca e modelo que meu está custando 380 na Casas Bahia: http://www.casasbahia.com.br/Ferramenta ... 87515.html
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

eu vi esses ai, mas pelos 380 ainda opto por um de 6L por ser bem menor em questão de um trambolhao ocupando espaço.....
a questão do sem tanque so ter q dar mais demãos é o de menos, como não sei usar nenhum nem outro, se tentar vou ter q usar uma regulagem q quase não saia tinta pra não ficar escorrendo e nem nada ruim, se tiver algo pra regular isso.....esse sem tanque já vem com toda uma tralha pronta pra pintar (q nem deve ser la essas coisas)....esses maiores, tenho q comprar a tralha toda tmb....se nem compressor sei comprar quem dirá a tralha....
veja um desses miudinhos 6L q vem com a tralha toda, cogitei ser interessante, por ocupar menos espaço....mas não sei nada dos outros valores, pq não entendo, nunca nem manuseei um compressor, nem spray, então to bem cego no tiroteio....
https://www.carrefour.com.br/Compressor ... 90-5049652

vi um vídeo de spray fazendo o preto fosco, sinceramente, o resultado é o q espero, se por acaso eu conseguisse o mesmo resultado com spray estaria mais q satisfeito...
https://www.youtube.com/watch?v=BYnWX0zM4vY
se conseguisse isso, podia ser até pintura a dedo q tava valendo, pro q quero e nível de entendimento, ta perfeito, so aumenta q quero aplicar massa pra igualar os ralados q ainda existem, perdi muito material da peça tentando igualar....mas até vai tinta do jeito q ta sem grande problema....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

SemControle escreveu: 03 Ago 2017, 13:24
veja um desses miudinhos 6L q vem com a tralha toda, cogitei ser interessante, por ocupar menos espaço....mas não sei nada dos outros valores, pq não entendo, nunca nem manuseei um compressor, nem spray, então to bem cego no tiroteio....
https://www.carrefour.com.br/Compressor ... 90-5049652

Se aceita minha humilde opinião, esse de 6L já é bem melhor e mais completo, basicamente as mesmas funcionalidades do meu, apenas tanque menor, mas justamente por ter o reservatorio já anula o efeito "cuspida de tinta". Se tiver condições e quiser investir, é uma ótima opção :)

Você só vai ter que "usar menos" a cada passada de tinta, por exemplo, o meu com 24L posso cobrir uma grande região de uma só vez sem soltar o gatilho. Como esse do link tem 6L TALVEZ tenha que fazer aplicações curtas, sem ficar muito tempo com o dedo no gatilho, pois na maioria dos compressores pequenos a vazão de ar é maior do que o compressor consegue alimentar, então mesmo com ele ligado o ar do reservatório pode "acabar", o compressor não dará conta de manter cheio. Mas isso é o de menos, pois dando alguns segundos de "folga" o reservatório já enche de novo.

Na época que comprei o meu compressor, paguei uns 280 mangos, e mais 60 nas tralhas de pintura, num total de uns 340 mangos. Pelo que vi no link desse que tem reservatorio de 6L, as pistolas que acompanham o kit são exatamente do mesmo tipo das que comprei "separado, então vale MUITO a pena o kit todo por esse valor :D

EDITADO: Analisando melhor, notei escrito nas "entrelinhas" que o kit de pistola é vendido à parte (e com isso o valor já sobe um pouco) :?
https://www.carrefour.com.br/Kit-para-C ... /p/5049652

Video falando um pouco sobre o meu compressor. Seria bom se vc conseguisse um compressor pequeno, como esse de 6L, para usar uma pistola semelhante a que mostro no vídeo, que é bem básica, mas eficiente https://www.youtube.com/watch?v=hHRXqnCvQ4I
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

tinha visto, so não tinha dado tempo comentar, achei fantástico esses ajustes na pistola
vou ver a possibilidade de alugar um compressorzinho, é mais negocio do q comprar e acabar não conseguindo manusear o trem todo....se for sucesso, ai compro e pint* o 7 kkkkkkk
a empreitada de lixar, massa e lixar já vou começar amanha.....
vc viu pelo zap q precisa de massa mesmo, não tenho como escapar disso....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
DiegoLBC1
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Jan 2017, 17:12
Localização: Campinas

É como já te falei man, é preferível utilizar material bom, nem que seja pra alugar um compressorzinho, assim tu já faz bem feito e uma vez só. E no que depender de mim, pode contar comigo, posso ir te passando umas dicas e tals. Tu já tá bem encaminhado, preparando as superficies que receberão a pintura e etc, depois é só mandar uma tinta e já era.

Curto muito esse esquema de "faça você mesmo", eu tbm não entendo muita coisa mas fuço bastante hehehehe. Tu vai se sair bem, com certeza ;-)
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

já curti, fiz aquelas duas pecinhas q mostrei no zap, gostei do resultado, sim, noto q tem defeitinhos, q não sei se por ser spray ou não, mas coisas poucas frentes aos enormes ralados q tinha nas peças.....
e aquele esquema q te falei, peguei o jeito q de longe so sujando a peça o fosco se torna mais fundo, a textura parece ficar viva.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder